15 setembro 2006

Photoshop – Correcção de cor – Parte II

Nível: Médio

Esta é a 2ª parte do tutorial de correcção de cor, vamos ver como usamos a calibragem feita anteriormente, na prática.


Para este tutorial vamos usar o método de CURVES em conjunto com 2 tipos de layers, o Threshold e 1 Layer preenchido com 50 % cinzento.


1º- Abrimos a foto que vamos usar, neste caso uma cegonha no seu ninho, as cores parecem perfeitas, mas achei que devia corrigir para melhor.
Para corrigirmos as cores de uma forma correcta com este método, temos de saber quais os pontos de alta, baixa os pontos médios de luz, chamados neutros. Vamos começar por achar os pontos de alta luz o que se torna difícil a olho nu. Para isso vamos usar 1 truque do photoshop.


2º - Criamos um novo layer do tipo Threshold, usando para isso o botão que se encontra no fundo da janela de layers.



3º - Quando aparece a janela deste novo layer , arrastamos o “slider” totalmente para a esquerda , a imagem fica completamente branca, depois começamos, lentamente a arrastar esse “slider” para a direita , quando aparecerem os primeiros pontos pretos, clicamos em ok, esse pontos indicam-nos quais são os pontos mais negros da nossa imagem .



4º- Depois de encontrarmos esse ponto mais negro da imagem, seleccionamos a ferramenta “color sampler tool” que se encontra no mesmo sítio da ferramenta “eye dropper”, tem a diferença de ter um pequeno alvo. Depois de seleccionarmos esta ferramenta, fazemos um zoom na imagem de modo a vermos bem onde ficam esses pontos negros, e clicamos 1 vez para marcarmos o ponto, fica uma marca ,parecida com um alvo na imagem, se não se conseguir ver , não há problema, já corrigiremos isso.



5º - Para descobrirmos os pontos mais brilhantes da nossa imagem, ou seja os que contêm mais branco, fazemos o mesmo exercício que o anterior mas ao contrário , para isso ,fazemos duplo clic no layer de Threshold para trazermos de volta a sua janela e arrastamos o “slider” completamente para a direita, ficando a imagem completamente preta , depois, arrastamos o “slider” para a esquerda até os primeiros pontos brancos aparecerem , esses são os que nos interessam. Escohemos a ferramenta de Color Sampler e marcamos esse ponto branco.



6º - Depois de achados estes 2 pontos, só falta os tons neutros, o que implica alguns passos extra. Neste momento podemos apagar o nosso layer de Threshold, arrastando-o para o caixote do lixo na janela dos layers, reparem que ficam lá os marcadores dos pontos, negro e branco, com o número 1 e 2 respectivamente, se não conseguirem ver, seleccionem a ferramenta eyedropper e os pontos aparecem.


7º - Criamos um novo layer, em branco, clicando no botão de novo layer na janela de layers.




8º - Vamos ao menu EDIT e escolhemos a opção FILL, quando a janela desta opção se abrir, escolhemos, na opção contents , Use 50% Gray o que faz com que o nosso layer vá ser preenchido com 1 tom neutro.



9º - Mudamos o modo deste layer para “Difference”, a imagem fica com um aspecto estranho mas sobressaem os tons neutros, o que nos vai servir para o passo seguinte.



10º - Criamos um novo layer do tipo Threshold, como já tínhamos feito antes para os pontos negros e brancos. Quando aparece a janela do layer de threshold, arrastamos o “slider” para a esquerda, arrastando depois , lentamente , para a direita, quando aparecerem os primeiros pontos negros , esses são os nossos pontos neutros, clicamos em ok, escolhemos a ferramenta “ Sampler Color” e escolhemos o nosso ponto neutro.



11º - Neste momento podemos deitar fora os layers de Threshold e o layer com tons neutros , ficando apenas a imagem original com 3 pontos marcados, agora é que vamos corrigir verdadeiramente as cores. Para isso criamos um novo layer, do tipo CURVES.


12 º - Se já tivermos “calibrado” o ajuste de curves, como foi indicado no tutorial anterior, basta-nos agora, quando aparece a janela de CURVES, seleccionarmos cada uma das pipetas e clicarmos nos respectivos pontos que temos marcados na imagem, sabendo que o ponto 1 indica os pontos negros, o ponto 2, os altos e o ponto 3 os tons neutros.