19 julho 2006

Photoshop - Alternativa ás ferramentas de Dodge e Burn

Para quem já usou as ferrramentas DODGE e BURN do Photoshop , sabem o quanto são chatas e o pouco controle que oferecem , portanto deixo aqui um tutorial para uma alternativa, melhor , no meu entender, de controlar a imagem de uma maneira não destrutiva. O objectivo será aclarar zonas de sombra , aqui fica o resultado final.

Antes


Depois



Como se fez :

1º -Depois de aberta a imagem que queremos ajustar , vai-se ao menu Layer e escolhe-se a opção new->layer. Na caixa de dialogo que se abre, escolhe-se como mode o Overlay , o que activa a opção Fill with Overlay-neutral color (50% grey) , a qual escolhemos clikando na checkbox.
é criado um novo layer cujo thumbnail ,aparece cinzento, isto deve-se ao facto de termos escolhido a opção dos 50% de cinzento, o que faz com que o Photoshop ignore a cor do layer.



2º - Pressiona-se a tecla D para colocar as cores de Fundo e de frente nos valores por omissão, preto e branco. Escolhe-se a ferramenta Brush, na barra de cima onde estão as opções do pincel, escolhe-se um pincel suave e escolhe-se uma opacidade de cerca de 30 % , escolhe-se o branco como Foreground e pinta-se nas zonas a aclarar (dodge), para escurecer zonas (burn) escolhe-se o preto.


Nota: Este Tutorial foi tirado do livro The Photoshop CS2® Book for Digital Photographers de Scott Kelby