26 julho 2006

Photoshop -Mudar a cor do olhos em poucos passos

Deixo aqui a maneira mais fácil que conheço para mudar a cor dos olhos , esta técnica também serve para mudar a cor de objectos noutro tipo de fotos, aqui vamos usar para mudar a cor dos olhos.



1º vamos usar a seguinte foto, pode ser feito o download daqui para efeitos de pràtica


2º - Criamos um layer de (adjustment layer) hue/saturation, escolhemos a checkbox "colorize" e ajustamos para a cor que queremos, não nos precisamos de preocupar que a imagem fica toda da mesma cor, resolvemos esse problema no passo a seguir. Depois de ajustada a cor que queremos para os olhos , no modo de "blending" do layer escolhemos "overlaý" , se escolherem um tom azulado como eu o fiz, ficarão com uma imagem parecida com esta.



3º - Como dá para ver , a imagem ficou com uns tons completamente fora do que deveria,para corrigirmos isso, primeiro colocamos o preto como cor de Foreground , em seguida clika-se no rectângulo branco que está no layer de Hue/Saturation e depois, pressionando a tecla ALT , pressionem a tecla Delete isso fará com que esse rectângulo que não é nada mais que uma mascara fique pintada de preto como mostra a imagem abaixo.



4 º - Se tudo correu bem neste momento o que se vê é a imagem original, para vermos como o olho ficou mudado , temos de pegar na ferramenta brush e no layer de Hue/Saturation , pintar sobre o olho , a branco, pois o branco revela os objectos debaixo da mascara e o preto esconde, o que quer dizer que se pintarem demais com o branco , podem sempre pintar com o preto para voltar a esconder o que estiver a mais.

Com esta técnica ,não danificamos a imagem original de maneira nenhuma, se quisermos desisitir do processo basta apagar o layer de Hue/Saturation, se quisermos mudar a cor dos olhos , basta 1 duplo click nesse layer e aparece a caixa com as cores , basta mudar para a que queremos.