25 agosto 2006

Photoshop- Retoque de Retratos

Este é o primeiro de uma série de tutoriais que me proponho fazer acerca de retoque de retratos.


Corrigir manchas na pele

Para retocarmos manchas na pele, existem vários métodos, vou mostrar aqui 2 deles que usam 2 ferramentas essenciais neste tipo de trabalho, cada imagem é um caso, portanto um método pode resultar com uma imagem e com outra não.

Método 1

1º -Abrimos a imagem que queremos retocar, nesta como podem ver existem sinais no rosto, no pescoço e no colo que iremos retirar.




2º - Escolhemos a ferramenta de clonagem (Clone Tool ), em seguida clicamos com o botão do lado direito do rato , em cima da imagem e escolhemos um pincel suave , ajustando-o ao tamanho das manchas a serem corrigidas, conforme se vai mudando de sitio devemos ajustar o pincel para o tamanho pretendido.




3º - Na barra de ferramentas mudamos o modo da ferramenta de clonagem de normal para Lighten, deste modo só os pixeis que sejam mais escuros do que a fonte da nossa clonagem é que serão afectados.




4º - Escolhe-se uma zona perto da mancha que queremos remover e que não contenha manchas nem outro tipo de imperfeições, pressionamos a tecla ALT (Option no Mac) e clicamos com o botão do lado esquerdo do rato, isto faz com que indiquemos qual a nossa fonte para a clonagem.

5º - Move-se o cursor para a zona que contém a mancha e clica-se, não se pinta, apenas clica-se no local da mancha e ela desaparecerá.

Nota : No caso das manchas a retirar serem mais claras que a pele, basta mudarmos o modo da ferramenta de clonagem para Darken, afectando assim apenas os pixeis mais claros.


Imagem Final


Método 2

Aproveitando a mesma imagem vamos corrigir as manchas de outra maneira:

Em vez de usarmos a ferramenta de clonagem vamos usar a ferramenta “SPOT HEALING BRUSH” , atenção não é a ferramenta healing normal é a spot, está no mesmo sitio da normal mas tem de se clicar e deixar estar clicado para se ver esta.



A diferença entre esta ferramenta e a de clonagem é que nesta não precisamos de dizer qual a origem da nossa clonagem, basta clicarmos em cima das manchas e elas desaparecem, por omissão esta ferramenta coloca os pincéis com os limites rígidos e isso funciona perfeitamente, portanto apenas temos de ter atenção no ajuste do tamanho do pincel para o tamanho das manchas ou ligeiramente maior.



Imagens fornecidas pelo site www.sxc.hu