31 agosto 2006

Mundial de Pirotecnia Lisboa 2006


Vai decorrer durante o mês de Setembro, no parque das nações o mundial de pirotecnia Lisboa 2006, todos os sabados, pelas 23h o parque vai ficar iluminado por este festival fantástico, para quem, como eu gosta de fogo de artificio é algo a não perder, já para não falar dos bons momentos fotográficos que deve dar.

o link para o site oficial :

Mundial de Pirotecnia Lisboa 2006

Dono do www.buysusa.com condenado a 6 anos de prisão

Depois de 3 anos de actividade e muitos milhões ganhos, o dono deste site foi agora condenado a 6 anos de prisão e a pagar cerca de 4,1 milhões de doláres em indemnizações .
O site, que vendia software a muito baixo custo como por exemplo o Photoshop que em vez de 600 dólares custavam 99 no site, foi fechado pelo FBI. Agora se tentarmos aceder ao site vemos isto:




O artigo completo, em inglês editado no St. Petersburg Times pode ser lido aqui

29 agosto 2006

Photoshop – Retoque de retratos II

Pestanas e Lábios

Nível: Médio


Neste tutorial vou mostrar como podemos fazer sobressair as pestanas numa mulher, alongando-as ou simplesmente tornando-as mais visíveis. Também vou mostrar como se realça a cor dos lábios.


1º A foto que vamos usar é esta


2º - Criamos um novo layer onde iremos trabalhar , de modo a não destruirmos a imagem original.


3º - Colocamos as cores de frente (Foreground) e de trás (Background) nos valores por defeito (preto e branco), para isso pressionamos a tecla D , escolhemos a ferramenta pincel (Brush Tool) e no tamanho do pincel escolhemos o de 1 pixel que é o ideal para fazermos o passo seguinte.



4º - Fazemos o zoom o mais próximo possível dos olhos para que possamos trabalhar e com o pincel começamos a desenhar nas pestanas, seguindo o contorno das mesmas, se quisermos podemos desenhar algumas extra, se nos enganarmos podemos usar a borracha , como estamos a trabalhar num layer separado não corremos o risco de destruir a imagem. O aspecto não fica real, mas iremos tratar disso em seguida.
Neste caso só desenhei as pestanas do lado direito, mas para aplicarmos o passo seguinte, convém desenharmos primeiro nos 2 lados e só depois aplicar esse passo.




5º - Para disfarçarmos o aspecto artificial das pestanas escolhemos o filtro Gaussian Blur




Nas opções deste filtro usamos como raio 0,3 pixeis, porque senão o efeito ficaria demasiado artificial, assim os pixeis usados sã menores que o tamanho do pincel.




Os Lábios

Depois de termos “arranjado” as pestanas, vamos tratar dos lábios, neste caso eu achei que os lábios poderiam ser um pouco mais avermelhados ficando com este efeito final.



Para conseguirmos este efeito fazemos o seguinte:

1º Clicamos no nosso layer de Background, escolhemos a ferramenta de selecção preferida, neste caso, escolhi a “Lasso”, e fazemos uma selecção á volta da boca.




2º - Com a selecção feita pressionamos as teclas CTRL+J o que faz com essa selecção seja copiada para 1 novo layer. Clicamos nesse novo layer e no modo do layer escolhemos o Multiply, a imagem fica com um aspecto estranho na boca, mas vamos corrigir isso.




3º - Ainda com o layer da selecção escolhido, pressionamos a tecla ALT e clicamos no botão “Layer Mask” da janela de Layers, criando assim uma mascara preenchida de preto, a imagem volta ao seu estado normal.


4º - Pressionamos a tecla D para termos a certeza que as cores de frente e de trás estão nas cores por omissão, preto e branco. Pegando na ferramenta pincel (Brush Tool), faz-se o zoom da imagem para que possamos ver melhor o que pintamos, ajustamos o pincel ao tamanho adequado à pintura e pintamos com o branco por cima dos lábios, revelando assim a cor mais forte criada pelo layer, se nos enganarmos basta mudar a cor para preto (Tecla X) e pintarmos com o preto.


25 agosto 2006

Photoshop- Retoque de Retratos

Este é o primeiro de uma série de tutoriais que me proponho fazer acerca de retoque de retratos.


Corrigir manchas na pele

Para retocarmos manchas na pele, existem vários métodos, vou mostrar aqui 2 deles que usam 2 ferramentas essenciais neste tipo de trabalho, cada imagem é um caso, portanto um método pode resultar com uma imagem e com outra não.

Método 1

1º -Abrimos a imagem que queremos retocar, nesta como podem ver existem sinais no rosto, no pescoço e no colo que iremos retirar.




2º - Escolhemos a ferramenta de clonagem (Clone Tool ), em seguida clicamos com o botão do lado direito do rato , em cima da imagem e escolhemos um pincel suave , ajustando-o ao tamanho das manchas a serem corrigidas, conforme se vai mudando de sitio devemos ajustar o pincel para o tamanho pretendido.




3º - Na barra de ferramentas mudamos o modo da ferramenta de clonagem de normal para Lighten, deste modo só os pixeis que sejam mais escuros do que a fonte da nossa clonagem é que serão afectados.




4º - Escolhe-se uma zona perto da mancha que queremos remover e que não contenha manchas nem outro tipo de imperfeições, pressionamos a tecla ALT (Option no Mac) e clicamos com o botão do lado esquerdo do rato, isto faz com que indiquemos qual a nossa fonte para a clonagem.

5º - Move-se o cursor para a zona que contém a mancha e clica-se, não se pinta, apenas clica-se no local da mancha e ela desaparecerá.

Nota : No caso das manchas a retirar serem mais claras que a pele, basta mudarmos o modo da ferramenta de clonagem para Darken, afectando assim apenas os pixeis mais claros.


Imagem Final


Método 2

Aproveitando a mesma imagem vamos corrigir as manchas de outra maneira:

Em vez de usarmos a ferramenta de clonagem vamos usar a ferramenta “SPOT HEALING BRUSH” , atenção não é a ferramenta healing normal é a spot, está no mesmo sitio da normal mas tem de se clicar e deixar estar clicado para se ver esta.



A diferença entre esta ferramenta e a de clonagem é que nesta não precisamos de dizer qual a origem da nossa clonagem, basta clicarmos em cima das manchas e elas desaparecem, por omissão esta ferramenta coloca os pincéis com os limites rígidos e isso funciona perfeitamente, portanto apenas temos de ter atenção no ajuste do tamanho do pincel para o tamanho das manchas ou ligeiramente maior.



Imagens fornecidas pelo site www.sxc.hu

24 agosto 2006

I Festival Happy Jazz -Lisboa

Pela primeira vez em Lisboa vai decorrer um festival de Jazz ao ar livre, na ruas da baixa Lisboeta. Quem gosta deste tipo de musica sabe o quanto pode ser imprevisivel.
O festival começa amanhã, dia 25 de Agosto ás 17h e termina no dia 27, domingo, será uma boa oportunidade para fazer fotografia de retratos .

As bandas:

Portuguesas:
Dixie Gang, Astédixie Band e Dixie Gringos

Estrangeiras:

The Dockside Jazz Band (Bélgica), Mr. Dixie Jazz Band (Espanha) , The Jeggets Jazz Band (Holanda)

Podem consultar o programa completo aqui

Cartier-Bresson

Algumas das imagens mais famosas e algumas inéditas deste fotojornalista françês vão estar expostas em Novembro no tradicional evento " Mois de la Photo festival" em Paris.

A história por detrás desta colecção de imagens :

Henri Cartier-Bresson foi capturado em 1940 pelos Nazis, escapando do campo de prisioneiros em 1943. Após isto,no fim da guerra haviam notícias que o davam como morto, por isso foram preparadas estas imagens com o intuito de o homenagear, no entanto em 1946, soube-se que ele afinal estava vivo e bem de saúde o que fez com que esta colecção "desaparecesse". Hoje em dia está guardada no arquivo da fundação com o seu nome, sendo agora tirada para esta exposição.

Imagens que mentem

O site da Cnet juntou algumas das imagens de fotojornalismo que fizeram furor nos ultimos anos, pela negativa. Todas sem excepção contêm algo errado na imagem, ultrapassando o simples corte ou correcção de cores na imagem, vale a pena ver.


Imagens que mentem (em inglês)

22 agosto 2006

Concurso de Fotografia

Está aberto, com prazo de entrega de fotografias até ao dia 22 de Setembro, o concurso de fotografia intitulado "Certamen de fotografía 2006 Ayuntamiento de murchante", o regulamento está disponível aqui

18 agosto 2006

Photoshop - Da cor para Preto e Branco

Existem várias maneiras de fazer, em Photoshop, a conversão das imagens a cores para preto e branco, uma das mais usadas é o Channel Mixer, para quem usa este método deixo aqui esta dica, para os valores a usar para simular o uso de algumas das películas mais usadas para preto e branco


Filme

Red

Green

Blue

Agfa 200X

18

41

41

Agfapan 25

25

39

36

Agfapan 100

21

40

39

Agfapan 400

20

41

39

Ilford Delta 100

21

42

37

Ilford Delta 400

22

42

36

Ilford Delta 400 Pro

31

36

33

Ilford FP4

28

41

31

Ilford HP5

23

37

40

Ilford Pan F

33

36

31

Ilford SFX

36

31

33

Ilford XP2 Super

21

42

37

Kodak Tmax 100

24

37

39

Kodak Tri-X

25

35

40

Se o picasa já é bom...

O Google anunciou que planeia reforçar o poder de partilha de imagens do Picasa e para isso comprou uma empresa, a Neven Vision cuja especialidade é obter informações automáticas de uma imagem, como sendo o reconhecimento de pessoas, reconhecer lugares, objectos, etc. Com esta aquisição o Google torna o Picasa cada vez mais competitivo com o seu rival mais directo, o Flickr.


O anúncio foi feito no blog ofical do Google cujo post podem ler aqui (Em Inglês)
O artigo publicado pela revista PCWORLD pode ser lido aqui (Em Inglês)

17 agosto 2006

Photoshop - Fill Flash

O fill flash é uma técnica usada normalmente para preenchimento de sombras, mesmo quando se tira fotos durante o dia, no entanto há situações em que não nos lembramos de usar ou simplesmente não temos um flash que nos permita fazer o fill flash, para isso deixo aqui uma técnica que é fácil de usar para "corrigir" esse problema.



Nesta imagem achei que a cara e o corpo estavam demasiados escuros, escondidos pelas sombras por isso usei o seguinte metodo:

1º - Depois de abrir a imagem original , fui ao menu Image »» Adjustments »» Levels ,para ajustar os níveis de luminosidade. Com os Levels ajustei o nível do meio para a esquerda até conseguir o resultado que queria no corpo, não nos precisamos de preocupar com o que estoura, vamos corrigir isso em seguida.



2º - Depois de ajustarmos os Levels, vamos ao histórico do tratamento da imagem(janela History) e pressionamos no sitio onde diz Open o que faz com que voltemos ao estado original da imagem. Aqui é que começa a "magia", em seguida escolhemos a ferramenta "History Brush" e clikamos no quadrado que está do lado esquerdo no sitio onde está escrito levels, a cinzento.

3º - Escolhemos um tamanho do pincel e começamos a pintar por cima da nossa imagem nos sitios que queremos ajustar o "flash".

Nota: Se acharmos que ao pintar o tom do "flash" está muito escuro devemos ajustar a opacidade do pincel , neste caso eu ajustei para 70%.


10 agosto 2006

Tons de Pele e de Cabelo

Para retoques nos tons de pele ou nos tons do cabelo , por vezes é dificil acertar com a cor,para isso temos aqui uma pequena ajuda,uma palete de cores com os tons de pele e cabelo mais comuns.
Esta palete foi retirada do site RetouchPro, um site para quem quer aprender algumas técnicas de retoque nas fotografias. Quem quiser fazer o download da palete para Photoshop ou para PaintShop Pro , pode faze-lo aqui


Tons de cor do cabelo




Tons de Pele

09 agosto 2006

Photoshop -Cutout

Dificuldade : Fácil

Esta é uma técnica muito usada que consiste em passar uma imagem de cor para preto e branco e depois deixar uma parte dessa imagem a cores. Existem muitas maneiras de fazer esta técnica, eu vou deixar aqui a que eu uso, que é uma maneira não destrutiva da imagem, ou seja, o original está sempre lá.

1º - Depois de aberta a nossa imagem, criamos um "Adjustment layer" do tipo "channel mixer"


2º - Depois de criado este layer, activamos a opção MONOCHROME o que faz com que a imagem fique em tons de cinzento (preto e branco) e ajustamos a imagem conforme nos apeteça.


3º - Se repararmos neste novo layer existe um rectângulo branco , esse rectângulo chama-se uma LAYER MASK , ou seja é uma mascara que tapa o conteúdo a cores da nossa imagem. Para trazermos de volta a cor á parte da imagem que queremos , primeiro colocamos as cores de Foreground e de Background naquelas que são por omissão as do Photoshop (Preto e branco), para isso pressiona-se a tecla D, em seguida escolhemos a ferramenta Brush
e pintamos sobre essa mascara, com o preto revela-se a cor, se pintarmos demais, pinta-se com o branco para esconder a cor.

Nikon D80


Finalmente, foi lançada a nova máquina da nikon, a D80. Depois do teaser ter andado a circular, foi hoje finalmente revelado o novo "brinquedo"com 10.2 MP efectivos.
A review completa pode ser vista aqui

07 agosto 2006

Photoshop - Galeria automática em Flash

Para quem, como eu gosta de ver galerias de fotógrafos feitas em flash , com alguma animação, fica aqui uma dica de como fazer, com o Photoshop e rápidamente, uma galeria em flash.

1º - No Photoshop vamos ao menu File »Automate» Web Photo Gallery



2º - Na janela que se abre escolhemos na opção "Styles" o tipo de galeria que queremos, neste caso como queremos uma em flash , temos 2 à escolha.


Nesta janela configuramos tudo o que precisamos para a nossa galeria, na opção "options" podemos mudar as configurações dos thumbnails, assim como o tamanho das imagens grandes.
Depois de concluida , só temos de fazer o upload da directoria que escolhemos como destino, para o sitio onde queremos alojar a galeria.

NOTA : Para adicionarmos som à galeria , temos de escolher o ficheiro mp3 que queremos ouvir , renomea-lo para "useraudio.mp3" e copiar o ficheiro para dentro da directoria do template escolhido, ANTES de criarmos a nossa galeria.

Exemplo : se quisesse colocar o ficheiro audio aaa.mp3 na minha galeria , teria que renomear o mesmo para useraudio.mp3 e copiar para C:\Programas\Adobe\Adobe Photoshop CS2\Presets\Web Photo Gallery\Flash - Gallery 1

04 agosto 2006

1 jogo para animar

Este é um jogo divertido, faz-se papel de Jimmy Olsen o fotografo de serviço para o jornal "Daily Planet".

03 agosto 2006

Photoshop- 1 problema frequente

Hoje dei de caras com esta dica, que achei fabulosa para mim pelo menos.

Problema : Quando se pinta com o Pincel normalmente aparece-nos um circulo que nos indica o limite do pincel e assim termos uma noção do que estamos a pintar, mas de vez em quando esse circulo desaparecia, ficando apenas uma cruz, como ilustram estas 2 imagens.



Ora quando ficava só com a cruz eu pensava que era um bug do photoshop e o que fazia? Reiniciava tudo, era uma trabalheira, agora já não , afinal descobri que não é um bug mas sim uma caracteristica, o que acontece é que quando o circulo desaparece é porque temos o CAPS LOCK ligado, que é o atalho para o pincel , de modo a podermos ver o centro do pincel.
Portanto é tão simples como isto , caps lock ligado ,o circulo desaparece, desligado , o circulo volta a aparecer.

Males do cigarro

Foto tirada do Forum fotografia@net, uma arte digital contribuindo com um pequeno incentivo para os fumadores.



Fotografia de Carlos Paes

Fotógrafo despedido por alterar uma imagem pela segunda vez

Patrick Schneider, fotógrafo do jornal "The Charlotte Observer" foi despedido por ter alterado as cores de uma imagem, o que , vai contra a política do jornal. Esta é a segunda vez que o mesmo fotógrafo altera em demasia as cores de uma imagem , a primeira foi em 2003.
Aqui ficam as imagens que em 2003 fizeram com que levasse uma reprimenda e a foto de 2006 , que deram direito ao despedimento.


2006





2003


Nota do editor do "The Charlotte Observer" aqui (em inglês)

02 agosto 2006

Photoshop – Pintar com imagens

Neste tutorial vou mostrar um efeito de fusão de 2 imagens distintas, usando o filtro DISPLACE que faz uso de uma imagem como mapa para outra. Neste caso vamos “pintar” um smart . O resultado final será este.



1º Abrimos a imagem a que queremos aplicar o efeito, neste caso a nossa imagem do smart.




2º - Fazemos uma selecção da zona em que queremos aplicar a nossa “pintura”, eu escolhi pintar só a parte da carroçaria que está a azul. Depois de feita a selecção ,grava-se (Menu Select » Save Selection). Depois de gravada, pode-se retirar a selecção.


3º - Para que esta “pintura” resulte em pleno é preciso que exista um bom contraste entre a imagem que queremos colocar e a imagem que nos vai servir de mapa, para isso vamos criar a imagem que nos serve de mapa de uma maneira muito simples. Na nossa imagem vamos escolher o canal que nos proporciona um bom contraste, neste caso escolhi o vermelho.



Depois de escolhermos o canal apropriado vamos duplicar o mesmo para um novo ficheiro, para isso, pressiona-se o botão do lado direito do rato e escolhe-se “Duplicate Channel”, na caixa de diálogo que aparece escolhemos na zona “Destination”, “New” e damos o nome ao novo ficheiro a ser criado, neste caso chamei-lhe MAPA. O Photoshop cria automaticamente um novo ficheiro com o canal escolhido.



4º - Mudamos para o ficheiro criado e adicionamos um pouco de blur á imagem, usando para isso o filtro gaussian blur (Filter » Blur » Gaussian Blur ) para que a imagem fique mais suave, neste caso usei apenas um raio de 2px . Depois de aplicado o filtro grava-se a imagem com o formato de ficheiro do Photoshop (PSD) , esta será a imagem a usar como mapa.





5º - Neste passo começa a magia. Retomamos o nosso ficheiro original com as cores todas, em seguida abrimos a imagem com que queremos “pintar” o nosso carro, neste caso escolhi um campo de girassóis (copia-se para a nossa imagem arrastando o layer de background dos girassóis para a imagem do smart.). Em seguida posicionamos a imagem dos girassóis por cima do carro ficando o layer do carro completamente tapado mas não faz mal porque vamos já tratar disso.



6º - Abrimos o DISPLACE FILTER (Filter » Distort » Displace) e deixamos estar as opções por omissão e pressionamos OK




Abre-se uma caixa de dialogo que nos pede para indicarmos qual o ficheiro que irá servir de mapa para o filtro, neste caso vamos indicar o ficheiro que gravamos com o nome de MAPA.
Assim que pressionamos o OK verificamos que a nossa imagem de girassóis fica um pouco distorcida no centro, isto deve-se ao facto do filtro se adaptar aos contornos da imagem do carro.




7º - Neste momento ainda não se vê o efeito pretendido, para vermos, carregamos a selecção que fizemos no início e na caixa que aparece para carregarmos a selecção escolhemos a opção INVERT ficando com uma imagem dos girassóis com a selecção




8 º - No menu SELECT escolhemos a opção FEATHER e colocamos 2 px , isto serve para fazermos com que os limites da imagem sejam mais suaves. Depois disto pressionamos a tecla DELETE e a área em volta do carro será eliminada, ficando uma imagem como esta.



9º - Como podemos ver, a imagem tem algo de errado, a pintura parece completamente artificial, para corrigir isto mudamos o modo de “blending” do layer dos girassóis para “HARD LIGHT” , experimentando foi o modo que mais me agradou, ficando com uma imagem assim.



10 º - O aspecto melhorou mas existem ainda erros, há certas coisas que não devem estar pintadas, como os faróis ,a grelha da frente , o pisca ,etc. Para corrigirmos isto criamos uma layer mask pressionando o respectivo botão na caixa de layers , em seguida escolhemos a Ferramenta BRUSH e pintamos a preto o que queremos esconder e a branco o que queremos mostrar.


01 agosto 2006

1 º Concurso de fotografia da EPSON

Está a decorrer o 1º concurso de fotografia da EPSON, com prémios no valor total de 30000 € , o tema é livre e os trabalhos devem ser entregues até ao dia 3 de Novembro de 2006.

Podem consultar o regulamento aqui